nunca comentei nas coisas, desde que eu era criança e acompanhava canais de minecraft. acho que até por isso eu raramente tive a oportunidade de criar vínculos online, exceto pelo fato de que eu era alguém sem supervisão alguma na internet e por isso descobri cedo o suficiente que as pessoas poderiam ser cruéis com facilidade se estivessem "anônimas" de alguma forma.
por ter tido esse contato precoce com a internet e suas consequências que eu não gosto de ler os comentários, ignoro a existência dessa opção, mas não desativo ela em minhas postagens, até interajo com quem comenta comigo, principalmente porque minhas redes sociais são fechadas.
mas não abro os comentários do youtube, tiktok... e nem sempre estarei presente em comentários no facebook, minha mãe costuma passar horas comentando em vídeos e respondendo pessoas, ela é bastante comunicativa e adora rebater quando algo não agrada ela, lembro de deitar ao lado dela e ver os dedos digitando enormes textos, ela amaria ter um blog! nunca perguntei se ela usou o orkut, mas não dúvido que ela tenha participado de comunidades e se aventurado por comentários diáriamente, respondendo um por um.
desde que eu descobri, no facebook, que as pessoas não só viam o que eu postava como conseguiam comentar opinando em cima daquilo que eu desisti por completo de me expor tão grandiosamente, eu odiava ler os pitacos não solicitados e nem imagino como os ifluencers devem se sentir atualmente com o tanto de gente querendo opinar em cima do que eles fazem, antigamente era mais fácil dar um chega pra lá nessas pessoas, mas agora é fora de órbita a quantidade de seguidores que alguém pode ter só por ser bonitinha...
tenho medo, medo constante, da modernidade e ele começou com os comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário